Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Eleições 2020: conheça as propostas dos candidatos a prefeito para a educação pública de Belém

Confira os principais pontos das propostas para a educação pública municipal apresentadas pelos candidatos a prefeito de Belém nas eleições de 2020.

 
 -   /
/ /

O G1 resume os principais pontos das propostas para a educação pública municipal apresentadas pelos candidatos a prefeito de Belém nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):

  • Conheça os planos dos candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Cássio Andrade (PSB)

Cássio Andrade, candidato à Prefeitura de Belém pelo PSB. — Foto: Cristino Martins / O Liberal

O candidato Cássio Andrade cita em seu plano de governo a inserção da temática do envelhecimento, empreendedorismo e educação financeira nas escolas municipais como tema transversal. Ele destaca ainda a ampliação de vagas nas escolas de tempo integral no ensino fundamental, e a ofertar de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no horário diurno.

Andrade quer implantar o uso da energia solar, o aproveitamento da água da chuva, reciclagem do lixo e horta escolar. Além disso, abrir escolas nos finais de semana para ações de esporte, lazer e cultura. O candidato pretende ainda implantar escolas bilíngues na rede municipal.

Cleber Rabelo (PSTU)

Cleber Rabelo é candidato a Prefeitura de Belém pelo PSTU. — Foto: Cristino Martins/O Liberal

O candidato Cleber Rabelo destaca em seu plano de governo para a educação a construção de creches para combater o déficit de Belém: ele frisa que somente 8 mil das 120 mil crianças de 0 a 5 anos estão matriculadas nas creches da prefeitura de Belém, segundo dados de 2017 do IBGE.

Rabelo afirma que esta é a prioridade para garantir que as mulheres que são mães possam deixar os seus filhos e ter a oportunidade de trabalhar, assim como a reforma e construção de escolas públicas são necessárias.

Delegado Federal Eguchi (Patriota)

Delegado Federal Eguchi é o candidato do Patriota para a Prefeitura de Belém. — Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal

O candidato delegado Eguchi cita em seu plano ações para revisar a metodologia de ensino por meio de tecnologia, construção de escolas e creches em tempo integral.

O plano destaca a inclusão de disciplinas como Educação Moral e Cívica; Educação Financeira; Artes Industriais; Técnicas Agrícolas; Educação no Trânsito e Educação Política. O candidato cita ainda a implantação do projeto municipal de Escolas Cívico-Militares em cooperação como Governo Federal.

Dr. Jerônimo (PMB)

Dr. Jeronimo é candidato do PMB para a Prefeirura de Belém. — Foto: Thiago Gomes/O Liberal

O candidato Dr.Jerônimo destaca em seu plano o desenvolvimento de ações voltadas para a educação especial e a expansão dos programas Brasil Alfabetizado (PBA), Educação Jovens e Adultos (EJA), e a implantação do programa Escola-Comunidade, que visa potencializar o trabalho entre as unidades básicas de ensino municipal e comunidades do seu entorno.

Ele cita ainda o aperfeiçoamento do programa de distribuição de livros didáticos, e o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), complementando a alimentação escolar com porções diárias de frutas, verduras e hortaliças, compradas de produtores das ilhas e áreas rurais de Belém.

Edmilson Rodrigues (PSOL)

Edmilson Rodrigues (PSOL) é candidato a Prefeitura de Belém — Foto: Thiago Gomes/O Liberal

O candidato Edmilson Rodrigues cita em seu plano o acesso à tecnologia aos alunos da rede municipal. Ele cita a implantação de práticas como o uso de energia solar, uso consciente de água, e a implantação do Programa de Soberania Alimentar.

Edmilson destaca o objetivo de zerar o analfabetismo em Belém, tendo como referência a pedagogia de Paulo Freire; além da valorização dos professores, incluindo plano de carreira e formação continuada. O candidato cita o estímulo ao ensino técnico em meio ambiente e de tecnologias inovadoras na produção sustentável de medicamentos fitoterápicos e práticas agroecológicas.

Gustavo Sefer (PSD)

Gustavo Sefer, candidato à prefeitura de Belém pelo PSD — Foto: Ascom CMB

O candidato Gustavo Sefer pretende incentivar o trabalho de professores através de cursos de formação e valorização salarial. Ele diz que vai ampliar o número de vagas nas creches e o número de escolas em tempo integral, que atualmente são 82, para 100.

Uma das ações definidas no plano é a ampliação de programas de incentivo à prática da leitura e esportes e a inclusão de língua estrangeira na grade curricular dos alunos.

Jair Lopes (PCO)

Jair Lopes é candidato do PCO à Prefeitura de Belém — Foto: Reprodução/TSE

Em seu plano, o candidato Jairo Lopes defende a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o fim de vestibulares, bem como do ensino pago.

Mario Couto (PRTB)

Mario Couto é candidato pelo PRTB à Prefeitura de Belém — Foto: Moreira Moriz/Ag. Senado

No campo da educação, Mário Couto pretende implementar a educação acolhedora, com a fomentação de clubes de ciência, matemática, teatro e outros, além de fortalecer a Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e construir mais escolas.

O candidato pretende resgatar a proposta curricular construída pelos professores da rede municipal de ensino, com ênfase na saúde de crianças e consolidar conselhos de escolas. Em seu plano, o candidato diz que pretende implementar parceira com as igrejas evangélicas e católicas para construção de 12 creches.

Priante (MDB)

Priante é candidato do DEM à Prefeitura de Belém — Foto: Cristino Martins

O candidato José Priante tem como proposta para educação a ampliação de vagas em creches e pré-escolas, a expansão de escolas em tempo integral e a reformulação de projetos pedagógicos.

O candidato propõe ainda a inclusão de educação financeira em currículos de educação infantil e fundamental e a reestruturação física da escolas, com salas multimeios e de leitura, bibliotecas e conectividade digital.

Thiago Araújo (Cidadania)

Thiago Araújo, candidato do Cidadania à Prefeitura de Belém. — Foto: Balthazar Costa

O plano de governo do candidato para educação mira no desenvolvimento de um programa continuado de educação financeira para os cidadãos, na construção de mais creches e criação de projetos de construção de conteúdos.

Thiago propõe ainda a construção de escolas com salas de aula climatizadas, laboratórios, ateliês de arte, bibliotecas, auditórios e quadras poliesportivas. O candidato cita também propostas para o eixo de educação especial e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O candidato prente promover o Projeto “Educação Jovem Cidadão de Responsa”, de fomento à educação formal, pré-vestibular e cursos profissionalizantes.

Vavá Martins (Republicanos)

Vavá Martins é candidato à Prefeitura de Belém pelo Republicanos — Foto: Pablo Valadares/Ag. Camara

Para educação, o candidato Vavá Martins propõe um programa de valorização e qualificação de professores, reforço de escolas e creches em tempo integral e ampliação do EJA. Vavá defende a ampliação e modernização de tecnologias de informação e o fortalecimento de parcerias com entidades internacionais.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE