Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Candidatos a prefeito de Santarém priorizam asfalto e transporte público; veja propostas para Infraestrutura

Ruas sem drenagem e asfalto são principal demanda da maior parte dos moradores da periferia. Planos de governo têm em comum a percepção de que é preciso melhorar a malha viária do município.

 
 -   /
/ /

Santarém, no oeste do Pará, tem aproximadamente 302 km de asfalto. Nos 48 bairros da cidade, o asfalto está presente nas ruas por onde circulam as linhas do transporte coletivo e algumas paralelas. A maior parte das ruas da cidade não possui rede de drenagem e nem asfalto, e o pior, muitas estão em péssimas condições de trafegabilidade devido à abertura de enormes crateras pela ação das enxurradas.

A demanda e possíveis soluções para o problema constam em todos os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Santarém, que também demonstraram ter em comum a percepção de que é urgente ampliar a rede de drenagem de águas pluviais e coleta de esgoto. De 2017 a 2020 foram feitos 578 pontos de drenagem em Santarém, segundo informações da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Outra proposta que permeou os programas dos candidatos é o transporte público. Calcanhar de Aquiles do próximo gestor, considerando que há uma determinação da Justiça para que o município realize licitação para concessão do transporte público, mas as tentativas feitas até agora não tiveram resultado prático.

A população reclama das condições de ônibus que não oferecem nenhum conforto, ao passo em que as empresas que hoje atuam no setor com autorização precária, alegam que não é possível fazer investimentos em renovação de frota com a malha viária das rotas da periferia, que causa muitos prejuízos de ordem mecânica nos ônibus.

O G1 Santarém resumiu os principais pontos das propostas de governo para a área da infraestrutura dos 8 candidatos à Prefeitura de Santarém nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética).

Coronel Tomaso (Patriota)

Coronel PM da reserva Héldson Tomaso foi oficializado candidato pelo Patriota — Foto: Jones Maia/Tv Tapajós

Resumo: As propostas de Coronel Tomaso (Patriota) para a infraestrutura, revelam preocupação em elaborar um Plano Municipal Rodoviário, que contemple o contorno sul e norte, com acesso à cidade, viadutos, túneis estradas rurais e vicinais, e com ampliação e melhoramento do aeroporto de Santarém e a realização de estudo minucioso do serviço de fornecimento de água no município, a fim de ter uma visão geral da problemática promovendo estudo para proporcionar o acesso a água potável para todos.

O candidato do Patriota também fala em realização de obras de pavimentação priorizando vias de interligação do município facilitando a mobilidade urbana, combater os problemas estruturais no município em pontos críticos, que causam alagamentos e transtornos à população, assim como estruturar a feira municipal da COHAB, buscando melhor higiene, qualidade nos produtos oferecidos aos consumidores e comercialização para os agricultores familiares e implantação de Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos com direcionamento da correta utilização do lixo.

Tomaso destaca ainda a intenção de realizar estudos a fim de estabelecer novos locais para cemitério em Santarém, investir na iluminação das faixas de pedestres e revitalização da sinalização horizontal e vertical. Ainda na infraestrutura, ele diz que, se eleito, vai viabilizar a aquisição de usina de asfalto e promover a manutenção das estradas do município, sobretudo as estradas de escoamento de produção do pequeno, médio e grande produtor rural.

Veja aqui o plano completo do candidato Coronel Tomaso

Jesson Santos (PRTB)

Jesson Santos e Katiane Aguiar, candidatos a prefeito e vice pelo PRTB em Santarém — Foto: Ascom PRTB

Resumo: O programa de governo proposto pelo PRTB para a infraestrutura não se restringe a realização de obras de drenagem, terraplenagem e manutenção de ruas nos bairros periféricos, contém propostas que demandam parceria com o governo estadual e federal, além da busca de emendas parlamentares para o asfalto com drenagem nas ruas que há anos sofrem com a forças da erosão das águas. Jesson Santos se compromete a ampliar a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto das águas pluviais, após estudos e análises das áreas mais carentes das áreas de risco.

De acordo com o plano, se eleito, Jesson Santos vai trabalhar para implantar a manutenção contínua dos ramais e das estradas vicinais do município, por onde escoa o transporte da produção agrícola, manter o cronograma de asfaltamento das vias de grande fluxo de veículos, estendendo aos bairros mais afastados, buscando integrá-los ao sistema viário para otimizar e democratizar o trânsito em Santarém, com calçadas e meio-fio adequados aos padrões de acessibilidade.

O candidato do PRTB promete a implantação do Projeto “Prefeitura com Você na Sua Rua” para realizar operação de manutenção de ruas com a participação popular, além de buscar solucionar problemas antigos, garantindo o direito de ir e vir dos moradores.

Veja aqui o plano completo de Jesson Santos

João Pingarilho (PSC)

João Pingarilho concorre pela primeira vez à Prefeitura de Santarém — Foto: Márcio Bezerra/Tv Tapajós

Resumo: O candidato do PSC à Prefeitura de Santarém sintetiza em uma página de seu plano de governo as propostas para a infraestrutura urbana e rural. O planejamento destaca investimento em ações de melhoria do transporte urbano e rural, melhoria da qualidade dos serviços do transporte coletivo de Santarém com abertura de licitação para novas empresas de transporte coletivo, assim como o melhoramento das vias públicas com ações em ciclovias, sinalização, iluminação pública, pavimentação e conclusão de ruas, e investimento no ordenamento da orla de Santarém.

Para a zona rural do município, o candidato João Pingarilho tem proposta de melhorar o serviço de abastecimento de água, com sistemas de abastecimento, investir na conservação e abertura de novas vicinais, garantir mobilidade nas comunidades e construção de pontes em igarapés para facilitar o acesso da população. Já para a zona urbana, promete investir no ordenamento da orla de Santarém, pavimentação de novas ruas, melhorar as vias públicas com ações em ciclovias, sinalização e iluminação pública.

Entre as novidades propostas estão investimentos em equipamentos de telefonia móvel, principalmente nas comunidade rurais que encontram se isoladas (inclusão digital).

Veja aqui o plano completo de João Pingarilho

Maria do Carmo (PT)

Maria do Carmo e Bruno Pará, candidata à prefeito e vice-prefeito, respectivamente — Foto: Divulgação

Resumo: A candidato do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Santarém destina quatro páginas de seu plano de governo às propostas para a Infraestrutura. Maria do Carmo enfatiza o desejo criação da Autoridade Metropolitana de Planejamento Integrado de Transportes, Urbanismo e Desenvolvimento, com a finalidade de apoiar o município na elaboração de projetos, no planejamento da infraestrutura, captação de recursos e execução de obras estruturantes para a cidade e zona rural.

Ela também destaca a necessidade de fortalecer e estruturar a vilas-polos para que funcionem no fornecimento e acesso a serviços básicos de saúde, educação, inclusão digital e desenvolvimento rural. Também assume o compromisso de regulamentar o Plano Diretor dialogando e construindo em parceria com a sociedade civil, assim como elaborar Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana e ampliar o provimento de ciclovias, criando a Rede Cicloviária integrando ciclovias e ciclofaixas na cidade.

Maria quer investir na compostagem domiciliar de resíduos orgânicos, proporcionando a instalação de um programa de coleta seletiva e diminuindo a quantidade de rejeitos encaminhados para a disposição final (aterro); com implementação de um banco de produção de adubos orgânicos, buscando a parceria com a Ufopa, associações e cooperativas, com vistas à produção de adubos para doação à horticultores e fruticultores.

A candidata do PT também promete investir em asfaltamento e manutenção de vias públicas, complementar a ligação da Avenida Moaçara com a Rodovia Everaldo Martins, dentro de um projeto de integração dos bairros da Salvação, Amparo e Santarenzinho, e iniciar o processo de urbanização da Vista Alegre do Juá.

Veja aqui o plano completo de Maria do Carmo

Nélio Aguiar (DEM)

Nélio Aguiar (com microfone na mão) é candidato à reeleição para prefeito de Santarém — Foto: Amarildo Gonçalves/Tv Tapajós

Resumo: O plano de governo do candidato do DEM dedica duas páginas para o tema da Infraestrutura. Nélio Aguiar aposta na ampliação de ações que promovam acessibilidade para as pessoas com deficiências, nas obras de infraestrutura urbana, na ampliação do Porto DER para atender a demanda dos ferry boats, no asfaltamento da estrada de acesso à comunidade de Ponta de Pedras e da estrada de acesso às comunidades de Pajuçara e Carapanari. E promete avançar na operação verão para a manutenção e a ampliação do sistema viário da cidade.

Segundo o plano de governo, se reeleito, Nélio vai avançar com o projeto de Urbanização da Anysio Chaves, criando espaços públicos de lazer ao longo da avenida, como pista de skates, espaço para patinação, quadras poliesportivas e ciclofaixa, também vai construir uma passarela na Avenida Engenheiro Fernando Guilhon, concluir a obra de pavimentação do prolongamento da Avenida Moaçara e todas as obras iniciadas. Ele promete não deixar nenhuma obra parada.

O texto diz ainda que a gestão de Nélio irá construir um novo aterro sanitário, desativando o aterro controlado do Perema, modernizar e ampliar o Parque de Iluminação Pública com a implantação de LED, fiscalizar e acompanhar a execução do contrato da Concessionária Cosanpa na implantação da obra da expansão da rede de água e esgoto na área urbana de Santarém e na Vila de Alter do Chão, e implementar o projeto de sumidouro ecológico.

O candidato também promete instalar mais três píeres na orla de Santarém, modernizar o sistema de Alvará e Habite-se de obras, permitido acompanhamento do processo pela internet e a pavimentação de cem (100) Km de ruas.

Veja aqui o plano completo de Nélio Aguiar

Ney Santana (PSDB)

Ney Santana é candidato a prefeito de Santarém pelo PSDB — Foto: Elton Pereira/Tv Tapajós

Resumo: O candidato do PSDB à Prefeitura de Santarém tem como proposta concluir todas as obras de infraestrutura urbana em andamento em Santarém e captar novos recursos para investimentos em pavimentação de vias e outras obras públicas priorizadas pela população. Também está em seus planos, atualizar e implementar o plano diretor urbano de Santarém, buscando o melhor ordenamento do espaço urbano, ouvindo os diferentes seguimentos da nossa população.

Ney Santarém aposta na atualização e implementação do Plano Municipal de Saneamento para garantir investimentos voltados à ampliar do acesso aos serviços de água e esgoto em Santarém, assim como na implementação do programa municipal de pavimentação de vias urbanas que contemplará bairros urbanos e sedes de distritos, a exemplo da Vila Curuai, Tabocal, Boa Esperança e Alter-do-Chão, dentre outros.

O candidato do PSDB promete executar, ao longo de toda a gestão, ações e investimentos voltados à manutenção permanente nas vias urbanas, para garantir que os serviços de infraestrutura executados em outras gestões sejam preservados, assim como ampliar os investimentos no sistema de iluminação pública, para torná-lo mais eficiente e utilizar integralmente os recursos arrecadados através da Contribuição para Iluminação Pública - CIP na ampliação e modernização do sistema municipal de iluminação Pública, nas zonas urbana e rural.

Também está no programa de governo de Ney Santana, implementar programa municipal de regularização fundiária urbana e implantar plataforma digital para tramitação de processos, para desburocratizar os procedimentos administrativos, permitindo acesso simplificado aos usuários.

Veja aqui o plano completo de Ney Santana

Paulo Barrudada (PSL)

Paulo Barrudada e Paulão do Curuai — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Resumo: O plano de governo do candidato do PSL à Prefeitura de Santarém sintetiza em uma página suas propostas para a Infraestrutura. Paulo Barrudada promete investir em pavimentação de ruas e avenidas, na reforma e adequação das praças públicas, recapeamento de vias, implantação de sinalização horizontal e vertical no perímetro urbano do município.

Barrudada também quer adquirir terreno para implantação de loteamento residencial. O candidato do PSL tem proposta de criação da Praça Digital com a disponibilização de ponto de internet livre para a população, aquisição de veículos para renovação da frota municipal e para as Equipes de Saúde da Família.

Melhoria das estradas vicinais com a manutenção das pontes e mata-burros também está nos planos do candidato, que promete fazer um Pacote de Desenvolvimento dos Bairros – Asfalto, com áreas de esporte e lazer, urbanização dos bairros, para melhoria das condições de vida e do ambiente.

Também promete implantar o projeto para a realização de limpeza, pintura, conserto de buracos e melhorias em geral nos bairros e localidades do interior, garantir estrada boa para que os produtores possam escoar a produção e incentivar e promover a regularização fundiária urbana e rural.

Veja aqui o plano completo de Paulo Barrudada

Valdir Matias Jr (PV)

Valdir Matias Jr é o candidato do PV à prefeitura de Santarém nas eleições de 2020 — Foto: Amarildo Gonçalves/TV Tapajós

Resumo: Do plano de Governo do candidato do Partido verde à Prefeitura de Santarém, o tema Infraestrutura contempla propostas para as zonas urbana e rural do município. Valdir Matias Jr quer ampliar o número de ruas asfaltadas e com drenagem em todos os bairros de Santarém, melhorar os acessos nos ramais e estradas das comunidades rurais e fazer a revisão do critério de cobrança da iluminação pública.

O candidato também promete ampliar a oferta e a rede de sistemas abastecimento de água em nos bairros e comunidades rurais, definir de forma participativa com as Associações de Moradores dos Bairros e Comunidades um cronograma de prioridades para compor um plano de trabalho anual de obras de infraestrutura, descentralizar a contratação de empresas de manutenção das malhas urbanas e rurais por zona administrativa.

Valdir Matias Jr quer melhorar os acessos nos ramais e estradas das comunidades rurais, ampliar a iluminação pública em todos os bairros e comunidades e firmar parceria com o Governo do Estado e Federal por meio da concessionária de energia para ampliar a oferta e luz nas comunidades rurais.

Veja aqui o plano completo de Valdir Matias Jr

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE