Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira, 5, no Pará

A meta é vacinar pelo menos 95% do total de mais de 595 mil crianças.

 
 -   /
/ /

Começou nesta segunda-feira (5), a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, a paralisia infantil, no Pará. Devem ser imunizadas crianças de um a menores de cinco anos. A meta é vacinar pelo menos 95% do total de mais de 595 mil crianças. A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) também promove a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha segue até 30 de outubro.

O dia D de vacinação contra a poliomielite será no dia 17 de outubro. Para se imunizar, as pessoas deverão apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), espalhadas pelos 144 municípios paraenses.

O objetivo comum das campanhas é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais. As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Pará e distribuídas pela Sespa às Secretarias Municipais de Saúde.

Crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação.

Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

Campanhas nacionais de vacinação contra paralisia infantil e multivacinação começam no PA

Campanhas nacionais de vacinação contra paralisia infantil e multivacinação começam no PA

Multivacinação

A campanha de multivacinação vai atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes entre 9 e menores de 15 anos de idade.

No calendário da criança, que inclui a imunização para até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

No calendário do adolescente, há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

Vídeos: JL1 de segunda-feira, 5

18 vídeos Vendaval causa estragos em Benevides, no Pará Carro capota em Belém e motorista sai sem ferimentos Quadro 'Radar' mostra o trânsito em Belém nesta segunda, 5

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE