Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Teatro Estação Gasômetro recebe exposição fotográfica relacionada ao Círio de Nazaré

Amostra fica disponíveis de 8 a 18 de outubro, de terça-feira ao domingo, das 9h às 17h, com entrada franca.

 
 -   /
/ /

O Teatro Estação Gasômetro expõe a partir desta quinta-feira (8) a amostra fotográfica "Conhecer para Preservar", que retrata as manifestações que marcam o Círio de Nazaré. O evento vai até o dia 18 de outubro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, entrada gratuita.

No acervo há fotos do cortejo do Arraial do Pavulagem, folguedo em que músicos e brincantes homenageiam Nossa Senhora de Nazaré, e do Auto do Círio, espetáculo do teatro de rua que percorre o Centro Histórico de Belém. Há também fotos da Trasladação, procissão que ocorre à noite, na véspera do Círio, em sentido contrário ao da grande procissão.

Os artistas homenageados pela exposição estão Guy Veloso, Luiz Braga, Bianca D'Aquino, Pierre Azevedo, Cris Salgado, Francisco Moreira da Costa, Fernando Mesquita e Raul Alves.

“O Círio é uma das manifestações mais significativas da cultura paraense. Envolve a capital e o interior do estado. E, diante de sua riqueza e importância nacional, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Humanidade pela Unesco”, avaliou a superintendente do Iphan no Pará, Rebeca Ferreira.

“Apesar de ficar inviável a realização dos grandes eventos do Círio, a exposição reúne um pouco da cultura paraense procurando manter o calor do Círio à espera do Círio 2021", completou.

O evento compõe a programação da Preamar da Fé, programação alusiva ao Círio realizada pela Secult. Dividido em estações, no mesmo formato da corda que puxa a berlinda com a imagem de N. S. de Nazaré, o evento é composto por exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e apresentações musicais. Com entradas gratuitas, toda a programação acontece até dia 18 de outubro.

Serviço

Exposição “Conhecer para Preservar” – Edição Círio 2020

  • Local: Teatro Estação Gasômetro (Av. Governador Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém)
  • Data: de 8 a 18 de outubro, de terça-feira a domingo (9h às 17h) – Entrada franca

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE