Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Abertura do Círio é marcada por aglomeração em frente à Basílica de Nazaré, em Belém; VÍDEO

Imagens mostram multidão em frente à igreja onde estava sendo realizada a Vigília de Adoração, momento preliminar ao Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do Brasil.

 
 -   /
/ /

Um vídeo, que circula pelas redes sociais, mostra aglomeração de pessoas em frente à Basílica Santuário, em Belém, durante programação do Círio de Nazaré 2020 - uma das maiores procissões religiosas do Brasil. O distanciamento social é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar proliferação do novo coronavírus.

As imagens foram feitas por celular durante a vigília de adoração, na casa de plácido na noite de quarta (7). O momento fez parte da programação preliminar do Círio de Nazaré, que começou às 8h, com missa de abertura, celebrada pelo dom Antônio de Assis Ribeiro e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Como prevenção à Covid-19, as procissões do Círio de Nazaré foram suspensas, mas alguns momentos presenciais da programação, incluindo missas, estão mantidos e sendo transmitidos.

Questionada sobre as medidas de segurança, a Diretoria da Festa de Nazaré não se manifestou até a última atualização da matéria.

Já a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) informou que a Operação Círio ocorre no próximo sábado e domingo, mas que nesta semana a Polícia Militar intensificou a sua atuação no bairro de Nazaré realizando o policiamento preventivo e orientando para que as pessoas assistam as programações religiosas em casa para evitar a contaminação do novo Coronavírus. A Segup ressalta que é necessário responsabilidade e conscientização de todos para manter a redução de casos da Covid-19 no Estado.

  • Em 200 anos, Círio de Nazaré já mudou programação por causa de outra pandemia; veja linha do tempo

Vigília de Adoração tem aglomeração do lado de fora da Basílica de Nazaré, em Belém. — Foto: Reprodução

Segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) anunciou medidas de segurança para evitar aglomerações, incluindo isolamento da Basílica e da Catedral, e o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em sobrevoo com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). A imagem deve sobrevoar os principais hospitais, além de unidades de saúde e postos de atendimento à pacientes com a Covid-19 presentes em Belém.

De acordo com a Segup, nos dias 10 e 11 de outubro as equipes serão responsáveis pelo isolamento ao entorno da Praça Santuário, próximo à Basílica Santuário, no Colégio Gentil Bittencourt e na Igreja da Sé.

Os agentes de segurança farão o papel de orientação de promesseiros e turistas que estiverem nesses locais para que não se aproximem para evitar aglomerações e possivelmente a proliferação da Covid-19.

Interdições

Ao todo, são nove cruzamentos que serão interditados com grades:

  • Acesso a Praça Santuário será interditado a partir das 14h de sábado (10) até às 12h do domingo (11).
  • Igreja da Sé o acesso será interrompido a partir das 22h de sábado (10) até às 10h do domingo (11).

Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) auxiliarão nas interdições e orientação do trânsito à população. Haverá, ainda, o apoio da Marinha e Aeronáutica, totalizando um efetivo de 1.639 agentes em mai de 169 viaturas.

Pontos de interdição Círio 2020

Local: Colégio Gentil Bittencourt

Avenida Nazaré com Generalíssimo; Magalhães Barata até em frente a Delegacia-Geral.

  • Horário: A partir de 14h de sábado (10) até 12h de domingo (11)

Local: Praça Santuário

Av, Nazaré com a Rua Dom Alberto Ramos ( ao lado da Basílica); Tv. 14 de março com a Rua Dom Alberto Ramos; Rua Dom Alberto Ramos com a Av. Generalíssimo Deodoro; Av. Gentil Bittencourt.

  • Horário: 14h de sábado (10) às 12h de domingo (11)

Local: Igreja da Sé

Rua Padre Champagnat com Praça Dom Pedro I; Rua Ladeira do Castelo com Rua Siqueira Mendes; Rua Siqueira Mendes com Rua Padre Champagnat; Rua Dr. Assis com Tv. Félix Roque; Tv. Félix Roque com Rua Dr. Malcher.

  • Horário: 22h de sábado (10) às 10h de domingo (11)

VÍDEOS: confira os mais assistidos do G1

20 vídeos Prateleiras desabam em supermercado de São Luís (MA) Após desabamento de prateleiras, produtos ficam amontoados em supermercado de São Luís Estruturas metálicas desabam em supermercado de São Luís (MA)

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE