Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Oncológico Infantil alia o uso da tecnologia para realizar campanha virtual do Outubro Rosa

 
O símbolo da campanha lembra que a prevenção é muito importante. -   /
O símbolo da campanha lembra que a prevenção é muito importante. / /

O compartilhamento de vídeos em grupos de aplicativo de mensagem dos quais fazem parte os colaboradores da Unidade foi a solução utilizada pela área de Medicina do Trabalho.

 

A área de Medicina do Trabalho do Hospital Oncológico Infantil encontrou na tecnologia a melhor alternativa para se engajar no trabalho de prevenção ao câncer de mama. Este ano, considerando as medidas de segurança necessárias, em virtude da pandemia da Covid-19, todas as ações da Campanha Outubro Rosa desenvolvidas pelo hospital foram programadas para serem predominantemente virtuais. A saída encontrada foi o compartilhamento de vídeos em grupos de aplicativo de mensagem dos quais fazem parte os colaboradores da Unidade.

A única atividade presencial executada pelos organizadores da campanha foi a entrega de lacinhos em cor-de-rosa, alusivos à Campanha, a todos os colaboradores de diferentes setores do hospital.

Na abertura do evento, ontem (08/10), a médica do Trabalho do Oncológico Infantil, Gisele Araújo, por meio de um vídeo, deixou um recado a todas as colaboradoras destacando a importância da realização do exame preventivo e do autocuidado.

Nesta sexta-feira, 09, todas as mulheres do Hospital recebem o segundo vídeo. As funcionárias terão a oportunidade de ter contato com o relato de experiência de Stephany, uma jovem mulher, de 22 anos, profissional da área da saúde, moradora do Estado do Rio de Janeiro, que, recentemente, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Com boa vontade, a jovem carioca aborda as dificuldades enfrentadas no tratamento. É uma história que vale muito a pena ser conhecida. Stephany teve contato pelas redes sociais com uma profissional da área de Enfermagem do hospital e colocou-se à disposição para gravar um vídeo e dividir sua história de vida com as funcionárias do hospital.

Para o dia 16/10 está programado o compartilhamento desse vídeo sobre autoexame de mama. Já no dia 23/10 será a vez de outro conteúdo abordando ainda mais sobre câncer de mama; nele serão apresentadas as estatísticas, causas e prevenção. E para o último dia da campanha haverá um quiz virtual com premiação simbólica.

A médica Gisele Araújo chama a atenção para a informação de que “o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais prevalente no Pará, perdendo apenas para o câncer de colo de útero”. Por isso, ela acredita que a campanha “seja importante para sensibilizar a população, sobretudo a feminina, e que medidas simples, como autoexame e mamografia a partir dos 40 anos, são fundamentais para salvar muitas vidas”.

Portanto, é importante que todas as mulheres, regularmente, façam o autoexame da mama e procure, anualmente, o mastologista ou ginecologista para uma consulta. Prevenção é a palavra-chave.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos. 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição. 

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE